Atividade com filme: Hotel Ruanda
Nome:________________________________Nº____ SÉRIE:_____Prof.Gutemberg
DATA:___/06/20____
Atividade com filme: Hotel Ruanda
Objetivos da atividade: Discutir o papel da ONU (Organização das
Nações Unidas) nos conflitos mundiais;
1. Colocar o nome dos países do continente africano nos seus respectivos
lugares e pesquise as colonizações impostas ao continente africano e coloque
legenda para essas colonizações.
COLONIZADORES NO CONTINENTE AFRICANO
2. Pesquise e coloque o
significado para as seguintes palavras:
• Etnia:
• fronteira política:
• Fronteiras:
• Genocídio:
• Identidade:
• limpeza étnica:
• refugiados:
• território:
• Xenofobia;
3. Leia o texto a seguir:
“Todos os grandes personagens viraram as costas para nossos massacres. Os
boinas-azuis, os belgas, os diretores brancos, os presidentes negros, as
pessoas humanitárias e os cinegrafistas internacionais, os bispos e os padres,
e finalmente até Deus.” A constatação é de Élie Mizinge, um dos assassinos
confessos hutus que participaram do massacre em Ruanda.
Faça um comentário sobre o texto acima apontando a veracidade ou não do mesmo a
partir do seu (s)entendimento da leitura audiovisual do filme Hotel Ruanda apresentado
na aula.
4. Explique o significado para a palavra Genocídio e explique o por que de
tratar o incidente apresentado no filme como genocídio?
5. A partir da análise do filme Hotel Ruanda, cite e explique a responsabilidade
da colonização belga de Ruanda no genocídio de 1994.
6. Atividade de descrição - Descrever as cenas do filme na sequência do
enredo.: o movimento turístico do hotel, as relações entre os tutsis; o início
das tensões; a realidade da situação vivenciada pelos personagens: a desterritorialização
no hotel, a exclusão e humilhação dos hutus, o genocídio.
7. Problematizar: O genocídio de Ruanda seria uma versão africana da limpeza
étnica que ocorre em alguns países europeus? Em quais lugares do mundo essa
prática ainda ocorre? Por quê?
8. Um conceito significativo abordado no filme: fronteira política do
território de Ruanda. Ele é mostrado nas cenas finais dos refugiados,
procurando desesperadamente sair do pais. Apresente argumentos sobre a barbárie
hutu, respondendo: É possível reorganizar esse território? Como? Quais suas
sugestões para retirar esses povos do caos étnico e político?
9. Crie uma legenda para cada imagem abaixo, lembrando que elas são imagens de
cenas do filme Hotel Ruanda.
cena 1 - cena 2 - cena3 - cena 4
10. Faça um fechamento da análise do
filme enfocando o papel da ONU no Genocídio em Ruanda em 1994 e quais a responsabilidades,
ou seja, a crítica que devemos fazer ao Conselho de Segurança da ONU.
11. Em quais
cenas do filme você observa cenas de corrupção explicitas? Em sua opinião, essa
corrupção deveria ser condenada? Justifique.
12. Muitos estudiosos comparam a história
de coragem e solidariedade de Paul Rusesabagina a
de Oskar Schindler. Pesquise a história desse último e relacione com a história
de Rusesabagina narrada no filme.
Assista ao Filme Hotel Ruanda. Outro link disponível clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário