quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Atividade Filme Hotel Ruanda

Atividade com filme: Hotel Ruanda


Nome:________________________________Nº____ SÉRIE:_____Prof.Gutemberg




DATA:___/06/20____




Atividade com filme: Hotel Ruanda

Objetivos da atividade: Discutir o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos conflitos mundiais;




1. Colocar o nome dos países do continente africano nos seus respectivos lugares e pesquise as colonizações impostas ao continente africano e coloque legenda para essas colonizações.




COLONIZADORES NO CONTINENTE AFRICANO



2. Pesquise e coloque o significado para as seguintes palavras:



• Etnia:

• fronteira política:
• Fronteiras:
• Genocídio:
• Identidade:
• limpeza étnica:
• refugiados:
• território:
• Xenofobia;




3. Leia o texto a seguir:




“Todos os grandes personagens viraram as costas para nossos massacres. Os boinas-azuis, os belgas, os diretores brancos, os presidentes negros, as pessoas humanitárias e os cinegrafistas internacionais, os bispos e os padres, e finalmente até Deus.” A constatação é de Élie Mizinge, um dos assassinos confessos hutus que participaram do massacre em Ruanda.




Faça um comentário sobre o texto acima apontando a veracidade ou não do mesmo a partir do seu (s)entendimento da leitura audiovisual do filme Hotel Ruanda apresentado na aula.




4. Explique o significado para a palavra Genocídio e explique o por que de tratar o incidente apresentado no filme como genocídio?




5. A partir da análise do filme Hotel Ruanda, cite e explique a responsabilidade da colonização belga de Ruanda no genocídio de 1994.




6. Atividade de descrição - Descrever as cenas do filme na sequência do enredo.: o movimento turístico do hotel, as relações entre os tutsis; o início das tensões; a realidade da situação vivenciada pelos personagens: a desterritorialização no hotel, a exclusão e humilhação dos hutus, o genocídio.




7. Problematizar: O genocídio de Ruanda seria uma versão africana da limpeza étnica que ocorre em alguns países europeus? Em quais lugares do mundo essa prática ainda ocorre? Por quê?




8. Um conceito significativo abordado no filme: fronteira política do território de Ruanda. Ele é mostrado nas cenas finais dos refugiados, procurando desesperadamente sair do pais. Apresente argumentos sobre a barbárie hutu, respondendo: É possível reorganizar esse território? Como? Quais suas sugestões para retirar esses povos do caos étnico e político?




9. Crie uma legenda para cada imagem abaixo, lembrando que elas são imagens de cenas do filme Hotel Ruanda.

cena 1  -  cena 2  -  cena3  -  cena 4







10. Faça um fechamento da análise do filme enfocando o papel da ONU no Genocídio em Ruanda em 1994 e quais a responsabilidades, ou seja, a crítica que devemos fazer ao Conselho de Segurança da ONU.


11. Em quais cenas do filme você observa cenas de corrupção explicitas? Em sua opinião, essa corrupção deveria ser condenada? Justifique.

12. Muitos estudiosos comparam a história de coragem e solidariedade de Paul Rusesabagina a de Oskar Schindler. Pesquise a história desse último e relacione com a história de Rusesabagina narrada no filme. 

Assista ao Filme Hotel Ruanda. Outro link disponível clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário