domingo, 29 de maio de 2011

Economia frágil

Observando um gráfico do Guia do Estudante 2010 é possível notar que a África é o unico continente a registrar menos de 10% de transações comerciais no próprio continente. O Egito Antigo e o Reino de Mali foram civilizações africanas que desenvolveram sua economia, cultura e política com base no comércio regional. Isso se perdeu a partir do século XIX, quando os europeus cortaram laços produtivos históricos entre os africanos para monopolizar suas relações comerciais.

A Partilha da África.

Um tema que considero importante para ser trabalhado em sala de aula é a partilha do continente africano, possibilitar que os educandos entendam como foi feito esse processo, dentro da lógica capitalista da época ajuda a compreender o atual quadro de pobreza desse continente.
No site infoescola tem uma matéria legal, que explica de forma resumida essa questão.
http://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-africa/

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Existe uma África única, uma identidade comum a todo o continente?

Gostaria de saber do colegas como trabalham em sala de aula com à questão da África? Sabemos que nos útlimos anos vem aumentando os esforços para se discutir a questão do contintente africano em sala, temas como a diversidade cultural, diversiade de paisagens, processo de inserção desse continente na globalização, conflitos étnicos etc. Apesar de ser um continente com história milenar e de haver uma aproximação cultural e histórica do Brasil com a África, a maior parte dos livros didáticos abordam de forma resumida esse tema, não valorizando no processo de ensino aprendizagem esse continente, então gostaria de saber mais dos colegas como abordam esse tema em sala de aula, quais contribuições o estudo desse continente pode trazer para o povo brasileiro?
Indico um livro para começo de conversa com os colegas.

A Africa na sala de aula: visíta à história contemporânea

Autoras: Leila Leita Hernandez, Leila Maria Gonçalves Hernandez