terça-feira, 3 de maio de 2016

Atividade Globalização 9º ano E.F

O QUE É GLOBALIZAÇÃO

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Origens da Globalização e suas Características

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém-saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

GLOBALIZAÇÃO DO CRIME

O crime também tem passado pelo processo de globalização, assim com a economia. Nos dias de hoje, obstáculos, distâncias e fronteiras não têm a mesma força, por influência da globalização e os avanços tecnológicos que ela trouxe, tornando mais fácil a movimentação de pessoas, de informação e de capitais.
A globalização não existe só na economia mundial, também é possível ver a sua marca em atividades ilegais como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, "lavagem de dinheiro" e consequente aumento dos "paraísos ficais". O mundo globalizado enfrenta agora uma nova ameaça, já que as facções criminosas não têm barreiras geográficas que atrapalhem os seus objetivos de cometer delitos para o seu próprio bem. Esta é talvez uma das maiores desvantagens da globalização: capacitou os criminosos, que usaram a maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países para cumprirem os seus propósitos ilícitos.
  
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.
Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar número de pessoas que vivem em extrema pobreza. Com menos de 1 dólar por dia. Alguns economistas afirmam que nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica (que são responsáveis pela automação da produção) são as principais causas do aumento do desemprego.
A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando a matéria prima e se aproveitando da mão de obra barata.

GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA

A tecnologia acompanha o homem desde sua criação. A descoberta da roda, do fogo, a utilização de pedaços de pau para a caça, são instrumentos tecnológicos. No decorrer de toda sua existência, o homem vem desenvolvendo aparatos não se dando conta, no entanto, de se tratarem de tecnologia. A Revolução Tecnológica, ocorrida em meados da década de70 do século passado, seria inevitável. A eletricidade, a eletrônica, a automação, viriam a promover o desenvolvimento da tecnologia da informação que, por sua vez, trataria de tornar o conhecimento globalizado. Como num ciclo vicioso, essa globalização, fruto da revolução tecnológica, necessita da tecnologia para auto sustentação. A informação em tempo real se transformando combustível do capitalismo. Novos modelos de negócios, a virtualização do trabalho, criam novas necessidades de mão de obra especializada. A empresa do século XXI tem o desafio de utilizar todo poderio tecnológico de forma sistêmica e sinergética para se manter num mercado que cada vez mais exige que as empresas sejam dinâmicas, imediatistas, diversificadas.

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.


BLOCOS ECONÔMICOS

UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia.
A União Europeia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos: Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.

MERCOSUL

O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. São membros plenos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai  Argentina e Venezuela. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE DO CONSUMO

Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Como ocorre? O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade. Instala a sua fábrica onde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito, para onde serão vendidos os produtos. Após a fabricação do produto o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.

GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE DE CONSUMO

A sociedade de consumo é o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo excessivo de bens e serviços. Conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo.
   
Características da Sociedade de Consumo:

A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção;
Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produção em série, atrativos e de duração efémera, pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes;
- Sociedade com padrões de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de pressões exercidas sobre o consumidor.

CONSUMISMO

Conjunto de comportamentos e atitudes susceptíveis de conduzir a um consumo sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso.
Sociedade de Consumo
Os meios de comunicação em massa (jornal, televisão e rádio), têm o poder de criar a necessidade de uso de novos produtos;
A associação entre esse modelo de produção em série, as empresas prestadoras de serviços, caracteriza assim a chamada: "SOCIEDADE DE CONSUMO".

GLOBALIZAÇÃO E CULTURA

Assim como em outros aspectos, a cultura sofre a interferência do acelerado processo de globalização. Uma vez que a disseminação da cultura não ocorre de maneira igualitária no mundo globalizado, os países que controlam a produção cultural em massa acabam por instaurar um padrão comportamental e produtivo.
         Desse modo há uma imposição desigual de valores específicos, coordenada por uma pequena parcela de nações. É o caso da hegemonia dos Estados Unidos, que ao se tornarem potência econômica e política, passaram a ditar modelos a serem seguidos pelo restante do mundo. Como exemplos, destacam-se o perfil do cinema de Hollywood, hábitos alimentares como o fast food, além da influência musical e da predominância do idioma inglês.

GLOBALIZAÇÃO CIENTÍFICA

O progresso científico avança constantemente, pois precisa corresponder à demanda mundial por tecnologia. Porém, o desenvolvimento científico não tem sido o desenvolvimento da humanidade como um todo, fatores como: registro de propriedade intelectual, monopólio tecnológico e desigualdade social impedem que a ciência e a sociedade progridam juntas.
    A ciência acentuou sua importância no decorrer da história humana, mudou a forma do homem lidar com a natureza e consigo mesmo; produziu conhecimentos que acarretaram mudanças positivas e negativas, ela está ligada ao fator sócio-político e cultural.
    A propriedade intelectual impede que o desenvolvimento científico - tecnológico ocorra de forma democrática entre às regiões do mundo. Enquanto países (praticamente o hemisfério sul) desfrutam de altos padrões de tecnologia, outros tendem a viver de forma socialmente ultrapassada.
  
Exercício de Geografia

Leia o texto: “o que é globalização” e responda as questões a seguir:
 1.    O que é Globalização? 2 linhas
2.    2. O que você entende por Aldeia Global? 3 linhas
3.    3.  Como foi o processo de Origem da Globalização? 4 linhas
4.    4.  O que proporcionou a concorrência entre as empresas? 3 linhas
5.    5.   Cite uma  características proporcionada pela Globalização ? 2 linhas
6.    6.  De que forma a Globalização existe na área do crime? 3 linhas
7.    7. Cite 2 vantagens da Globalização: 4 linhas
8.    8. Cite 2 desvantagens da Globalização: 4 linhas
9.    9. Desde quando a globalização acompanha o homem? 2 linhas
     10. Qual a importância da Revolução Tecnológica? 3 linhas
11 11. Qual é a tendência comercial da economia globalizada e qual foi sua finalidade? 3 linhas
12 12. Como são geralmente formado os blocos econômicos? 2 linhas
13 13. Quando foi fundado a União Europeia (UE) e quais são os países que formam esse bloco? 4 linhas
1414. Reescreva a parte do texto que fala sobre o sistema econômico da UE e como são tratados os cidadãos membros? 5 linhas
1515. Quando foi fundado a MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e quais são os países que formam esse bloco? 4 linhas
1616. Qual o objetivo do MERCOSUL? 3 linha
1717. Como ocorre o fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados? 5 linhas
1818. Qual o conceito e como se caracteriza o desenvolvimento industrial? 
1919. Cite as características da sociedade de consumo? 6 linhas
2020. O que é consumismo? 2linhas
2121. Como a hegemonia dos Estados Unidos proporcionam a globalização cultural? Dê exemplo? 5 linhas
2222. Quais os fatores interferem no desenvolvimento científico? 4 linha
    23. O que impede o desenvolvimento científico? 5 linhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário